Como criar uma experiência memorável para seus produtos

Aprenda como transformar seu produto de autocuidado em uma experiência sensorial e memorável que fideliza e diferencia sua marca no mercado.

EXPERIÊNCIAPRODUTOSPOSICIONAMENTO

Laísa Sandin

6/18/20252 min read

Em um mercado onde a estética é valorizada e os produtos possuem fórmulas muito semelhantes, marcas de autocuidado e bem-estar enfrentam um desafio silencioso: como ser lembrada em meio ao excesso?

A resposta não é mudar a fórmula ou embalagem do produto, postar mais no Instagram e no TikTok. É a experiência que sua marca proporciona. O ritual que ela cria. A memória afetiva que ela deixa.

No fim das contas, a pergunta que realmente importa é "o que o seu cliente sente quando entra em contato com a sua marca?" e não mais "o que você vende?".

Como há muitos produtos disputando a atenção do seu cliente, separei 5 formas de transformá-los em experiência.

  1. Crie um ritual e, se puder, dê um nome a ele

    Seu produto não precisa ser apenas "mais um" na rotina das pessoas, ele pode ser vivido. Dar um nome ao momento de uso e relacioná-lo à sua marca, transforma o comum em especial. Você deixa o campo do consumo e entra no território da intenção.

  2. Desperte os sentidos com palavras

    Muito se ouve falar em storytelling e eu vou falar aqui também. Ter um storytelling sensorial começa na forma de falar. Não fale que o produto é de silicone aveludado ou que é um hidratante leve. Diga que é um produto com textura aveludada, de toque macio para pele ou que é uma textura leve e cremosa que desliza na pele e deixa um aroma suave e calmante. Use palavras que transmitam temperatura, textura, som e cheiro. Isso aproxima, conecta e envolve.

  3. Surpreenda antes, durante e depois

    A experiência do cliente começa antes mesmo da compra, antes de abrir a embalagem e continua mesmo depois que o produto acabou ou deixou de funcionar. Então opte por personalizar o momento do cliente: seja com uma playlist, um manual de cuidado, um aroma proprietário da loja. Detalhes como esses constroem memória. E marcas memoráveis permanecem.

  4. Seja consistente com o seu propósito

    Sua sua proposta é demonstrar cuidado ou acolhimento, seu site, suas mensagens, seus stories, etc, deve abraçar o seu cliente. Não adianta prometer uma presença marcante e tranquila e acelerar no conteúdo. Consistência é o que cria confiança. E confiança é o que abre espaço para fidelidade.

  5. Conte histórias que o cliente queira participar

    Autocuidado não é sobre perfeição, por mais que muitos acreditem nisso. É sobre humanidade. Mostrar cenas reais de quem vive a marca, dê voz aos pequenos momentos, valorize os relatos enviados pelos clientes... Quando o cliente se vê na história, ele não quer só comprar, quer participar.

Produtos voltados para o autocuidado e bem-estar podem ser facilmente esquecidos. Mas experiências bem construídas criam laços, sensações, significados e fidelidade.

E É isso que diferencia uma marca comum de uma marca memorável.